Começa neste sábado (25.11) em Itapema (SC) a Copa Brasil de Footgolf, a última competição do calendário da Confederação Brasileira de Footgolf. Depois do CBFG Tour e do Mundial na qual a seleção brasileira participou com número recorde de atletas, a Copa Brasil é a competição que reúne os melhores atletas no individual nas categorias livre masculino, sênior masculino, master masculino, livre feminino e sênior feminino, além das disputas em duplas masculina e feminina, e, a competição por equipe.
A classificação para a Copa Brasil acontece por meio do ranking final do CBFG Tour 2023: os campeões de cada etapa, e os melhores classificados alcançam classificação direta. Cada entidade também indica por meio de suas competições locais, proporcionalmente à quantidade de atletas inscritos na CBFG na categoria.
Nas duplas, as melhores do CBFG Tour é que disputam a competição. A diferença que na Copa Brasil, a dupla compete com apenas uma bola em chutes alternados entre os membros da dupla.
O grande atrativo da Copa Brasil é a competição por equipes. Em uma competição direta de eliminatória cada equipe disputa 7 pontos:
– 3 Disputas individuais
– 1 Disputa categoria Livre – Um titular e mais um reserva (opcional)
– 1 Disputa categoria Sênior Masculina – Um titular e mais um reserva (opcional)
– 1 Disputa categoria Feminina – Uma titular e mais uma reserva (opcional)
– 2 Disputas de Duplas Fourball – Dois titulares e mais um reserva por dupla (opcional)
– 1 Disputa de Duplas Foursome – Dois titulares e mais um reserva por dupla (opcional)
– 1 Disputa de Duplas Fourball (Master/Sênior) – Dois titulares e mais um reserva por dupla (opcional). Nessa disputa, podemos ter no máximo um atleta da categoria Sênior dentre os 3
que formam a equipe.
Na semifinal, pelo ranking do CBFG Tour, Footgolf Cafelândia enfrenta o Footgolf Pelotas, enquanto os paranaenses de Campo Largo e Foz do Iguaçu disputam a outra vaga na final.
A Copa Brasil de Footgolf será realizado no campo do Itapema Beach Resort, em Itapema